segunda-feira, 6 de julho de 2009

Como afinar um piano.


Tenho visto muitos artigos em sites tentando ensinar a afinar um piano, do tipo: "faça você mesmo", como se fosse uma receita de pão doce.

A melhor maneira de afinar seu piano é chamando um técnico de confiança em sua casa.

Não existe maneira fácil e rápida de se aprender a afinar um piano, trata-se de um instrumento com mais de 200 cordas de aço, esticadas ao máximo, resultando em cerca de 35 toneladas de pressão no total, que precisam de uma precisão de apenas algumas gramas cada para se ajustar até a tensão exata e assim obter uma afinação precisa e perfeita.

Pode-se com mais facilidade aprender a regular a mecânica ou fazer pequenos reparos, mas quando se trata da afinação do instrumento, só com muita insistência, tempo, paciência e dedicação, além de um bom técnico do seu lado pra lhe ajudar.

10 comentários:

Caio Costa disse...

muito bom esse topico... que bom seria se todos os "musicos" o lessem e se conscientizassem que certos tipos de coisas devem ser feitas por profisionais...

Anônimo disse...

como fasso para aprende afinar um piano porque moror no espirito santo aqui nao tem afinador de piano bom como fasso para compra as ferramento jesse-413@hotmail.com

Tim2111 disse...

COmo faço se moro em uma cidade onde não tem afinador de piano e possuo um piano desafinado?

Nicholas Bryan disse...

Prezado Bruno. Como vai ? Espero que a ferramenta tenha funcionado. Se me permite eu gostaria de sugerir que você alterasse no parágrafo começando com "Não existe..." a parte onde está escrito "algumas gramas" para "alguns gramas"; outra coisa são estas toneladas, acima até do Imperial com 27 toneladas. O Steinway é menos e nossos verticais menos ainda. Estou providenciando a chave de afinação também. Saudações. Nicholas

Piano disse...

Concordo com o autor !
Para fazer Afinação de pianos a melhor forma é contratar um profissional !

Anônimo disse...

A desculpa de que demora muito tempo a aprender, não tem razão de ser, a maior parte dos pianistas se tivessem as ferramentas, afinariam um piano melhor do que a maioria dos afinadores ditos "profissionais". Estes cobram um absurdo pelo seu trabalho, e são muito fechados e parece que tem medo que mais alguém aprenda a afinar e lhes roube o trabalho, por isso dizem, uiii demora muito tempo a aprender, ai que não é para qualquer um, oh os pianista não percebem nada de afinação...

Nestor Silvestre disse...

Hola, lo saludamos desde Buenos Aires, nuestra escuela de afinación de
pianos
. Es muy interesante su sitio y sus enseñanzas. Hasta pronto!

Não sou pianista!!!!! disse...

Gente...com relação à afinação de piano... Trabalho com isso há muito tempo e nunca fui pianista. Afino para vários artistas, conservatórios e particulares. Para afinar um piano tem que saber o que se deve ouvir na hora do serviço, além da sensibilidade ao usar a chave!
A verdade é que vc só fica bom realmente depois de uns 50 pianos. Mas se vc for um principiante, seja honesto e comente esse fato com as pessoas que te contratarem...Não se iluda! Para ser um afinador, vc deve ter em estoque a maioria das peças para reposição, inclusive algumas cordas...Afinar piano não é só ter uma chave! Tem que entender o mecanismo do instrumento, tem que saber trocar uma corda...vixi...de vagar vc chega lá
Valeuuuuuu

Unknown disse...

boa tarde

estava querendo informações de cursos para se tornar um afinador de piano,quando
acabei entrando na sua pagina...tão resolvi te escrever, gostaria de saber se existe curso, se é dificl, é que estou com 52 anos, e estou procurando algo que goste
de fazer, acho essa seria uma boa coisa a se fazer, tudo que envolve musica,instrumentos eu gosto.
Se puder me orientar ficarei muito agradecida.

Edilson Santiago disse...

Existem profissionais qualificados para todo tipo de serviço, inclusive afinação de pianos. Aliás, amadores podem fazer estragos irreparáveis no instrumento.

Só não concordo com a ideia de que isso só possa ser feito por um "técnico". Eu mesmo já afinei vários pianos com os quais trabalhei, durante meus 28 anos de música, e todas as afinações ficaram perfeitas.

Para afinar um piano você precisa de três coisas: primeiro conhecer o piano, saber como retirar a tampa, o mecanismo, essas coisas, sem estragar, e saber montar de novo depois.

Segundo, precisa ter conhecimento de harmonia, entender de campo harmônico e saber associar isso à prática.

E terceiro, e fundamental: ter um ótimo ouvido. Não dá pra afinar piano com "aparelhinhos" que se compram por aí. As cordas, ao serem tocadas, geram harmônicos que precisam ser considerados. Ter uma "tabelinha" com a frequência de cada nota e algum "robozinho" que meça isso pode ser até interessante, mas vai por mim, sua afinação vai ficar uma droga.

Enfim, porque to dizendo tudo isso? Porque músicos de verdade, que têm ouvido musical, que sabem o que estão fazendo podem sim afinar um piano, e muito bem.

Agora se você é músico amador, hobista, ou "meia boca", nesse caso contrate um afinador, se não quiser perder seu instrumento.