quarta-feira, 24 de junho de 2009

A Construção de um Piano




Partes básicas:



A Estrutura de um piano é , geralmente, feita de carvalho, ou de combinações com outros tipos de madeiras, ferro e barras de aço.

Sua estrutura pode ser vista na parte de trás de uma piano de armário ou na parte de baixo de um piano de cauda, e ela ajuda a suportar as varias toneladas de tensão de suas cordas de aço.


A Tábua Harmônica é uma larga madeira, feita de pinho de riga, e cortada em forma de diafragma (mais estreita nos cantos), e ela é pressionada pelas cordas, através dos cavaletes, forçando-a a vibrar junto com elas, aumentando assim o volume de som do piano.

Ela é colada à sua estrutura pelos cantos, deixando a parte central livre para vibrar. Tiras ou ripas de madeira são coladas por baixo da tábua harmônica, adicionando força e ajudando a sustentar a pressão.



Montado acima da Tábua Harmônica no piano vertical e na frente dela no piano de cauda esta o Cepo (Pinblock). Esta é uma das mais misteriosas partes do piano, porque normalmente esta escondida inteiramente ou parcialmente no instrumento. É feita de diversas fatias de madeira dura e então cortadas em várias posições em relação ao seu veio da madeira, então é colada, presada, cortada e furada, onde mais tarde vão ser colocadas sob pressão, as cravelhas do piano, as quais sustentarão a afinação deste o mais precisamente possível.

Finalmente a Chapa de Aço, é a estrutura que "pesa" o piano, fundida num molde patenteado pelas empresas de pianos, é feita de varias ligas de aço, ferro e outros minérios que dão a ela o peso e a resistência características. Cada corda é fixada na cravelha, que por sua vez é presa no cepo, dali ela passa por baixo de uma barra guia de aço, na chapa, passa pelos cavaletes da tábua harmônica (onde pressiona a tábua e amplifica o som), indo terminar cada uma em um pino de aço fortemente fixado na chapa, onde se dá um nó especial para evitar que ela se alargue ou solte ao ser esticada ao máximo. Em alguns pianos essa mesma corda pode não ser fixa nesses pinos, mas fazer o retorno pelo caminho ao lado, passando de volta pelo cavalete, pela barra guia e terminando novamente à cravelha adjacente à que a corda originalemente saiu.

Um comentário:

Anônimo disse...

Assim vendo apenas essas partes digamos que basicas de um piano ja presume-se que é um grande instrumento e que as musicas que ele produz com a destreza de um pianista não ficam atras da magnitude e do respeito imposto pelo seu preço pela qualidade e pelo estigma de um piano .. e dizendo ainda mas da abilidade de um pianista...

Dr.Abrão Rodas