quarta-feira, 22 de julho de 2009

Fotos














Tenho a sorte de estar sempre cercado de bons fotógrafos, essas são do Rodrigo Biojone, super fotógrafo que apareceu um dia no Centro de Convivência Cultural aqui em Campinas e por coincidência eu estava lá fazendo uma revisão no Steinway do Teatro, isso deve fazer já uns 10 anos ou mais.

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Como afinar um piano.


Tenho visto muitos artigos em sites tentando ensinar a afinar um piano, do tipo: "faça você mesmo", como se fosse uma receita de pão doce.

A melhor maneira de afinar seu piano é chamando um técnico de confiança em sua casa.

Não existe maneira fácil e rápida de se aprender a afinar um piano, trata-se de um instrumento com mais de 200 cordas de aço, esticadas ao máximo, resultando em cerca de 35 toneladas de pressão no total, que precisam de uma precisão de apenas algumas gramas cada para se ajustar até a tensão exata e assim obter uma afinação precisa e perfeita.

Pode-se com mais facilidade aprender a regular a mecânica ou fazer pequenos reparos, mas quando se trata da afinação do instrumento, só com muita insistência, tempo, paciência e dedicação, além de um bom técnico do seu lado pra lhe ajudar.

sexta-feira, 3 de julho de 2009

coisas estranhas...e malucas!



Recentemente um pianista de Jazz japonês, Yosuke Yamashitta, deu um concerto à beira mar, ao pôr do sol, com seu piano, detalhe: ele colocou fogo no piano entes de começar a tocar.


Parece que o Show de Yamashitta durou 10 minutos, o tempo do piano ser consumido inteiramente pelas chamas, e segundo ele, não correu nenhum perigo, a não ser pela fumaça que entrava pelos seus olhos e nariz......?!?!?




E foi lançado pela SCHIMMEL pianos, industria inglesa, o Pégasus, piano do século XXI, diferente até pra uma nave espacial. Segundo as especificações, ele possui a tampa da ribaltina eletrica, a sua cauda é aberta por um sistema hidráulico, e pesa 580 Kg, bem mais que um piano normal.









segunda-feira, 29 de junho de 2009

A TÁBUA HARMÔNICA



Tábuas harmônicas são feitas, normalmente, de Abeto (Pinheiro) de 1cm de espessura, que dá a quantidade ideal de vibração desejada. Madeiras mais moles absorvem as vibrações, enquanto as mais duras vibram demais, o Abeto tem a densidade, peso e textura ideais para a função de "alma do piano", ela é a responsável pelo volume e timbre do instrumento e a madeira deve ser seca por muitos anos antes de ser cortada e usada em um piano. Algumas fábricas, as melhores como a Steinway&Sons de Hamburgo, Alemanha, tem enormes quantidades de madeira estocada, e para usá-las, chegam a passar ás vezes mais de 50 anos esquecidas ate que estejam secas o suficiente. Em compensação, já vi fábricas de fundo de quintal usarem compensado como tábua harmônica.


Para ser feita, são cortadas fatias de cerca de 15 cm cada, e coladas uma às outras até obter o tamanho desejado, então a tábua é cortada e aplainada na expessura desejada.


A Tábua depois de pronta é forçada a adquirir uma certa curvatura, conhecida como crown, que ajuda a resistir à pressão que será exercida pelas cordas, e fazer uma melhor resposta às vibrações destas.


A Steinway tem a patente da chamada diaphragmatic soundboard, que possui 6.5mm de espessura em suas bordas e 1cm aproximadamente no seu centro.


Quando essa madeira é exposta a extremos de umidade e secura durante anos, tende a rachar, perdendo então parte de sua qualidade e dividindo a Tábua em partes. Para diminuir esse problema, são coladas e aparafusadas tiras de madeira, chamadas de harmonic trap, em sua tranversal.


Os cavaletes ou bridges são feitos de madeira dura, colado e aparafusado na tábua harmônica com a função de pressionar, através das cordas do Piano, a Tábua para que esta vibre adequadamente. a quantidade de pressão feita pelos cavaletes, ou pontes, é chamada de down bearing, e se for pequena, causa uma sustentação maior do som, mas uma qualidade pobre, e se for muito forte dá-se o efeito contrario com um volume de som muito alto, parecendo uma gravação clipada, onde o volume de som passa dos limites em que se pode reproduzir.


Normalmente os pianos modernos tem dois cavaletes: um para os graves e outro para os medios e agudos.

quarta-feira, 24 de junho de 2009

A Construção de um Piano




Partes básicas:



A Estrutura de um piano é , geralmente, feita de carvalho, ou de combinações com outros tipos de madeiras, ferro e barras de aço.

Sua estrutura pode ser vista na parte de trás de uma piano de armário ou na parte de baixo de um piano de cauda, e ela ajuda a suportar as varias toneladas de tensão de suas cordas de aço.


A Tábua Harmônica é uma larga madeira, feita de pinho de riga, e cortada em forma de diafragma (mais estreita nos cantos), e ela é pressionada pelas cordas, através dos cavaletes, forçando-a a vibrar junto com elas, aumentando assim o volume de som do piano.

Ela é colada à sua estrutura pelos cantos, deixando a parte central livre para vibrar. Tiras ou ripas de madeira são coladas por baixo da tábua harmônica, adicionando força e ajudando a sustentar a pressão.



Montado acima da Tábua Harmônica no piano vertical e na frente dela no piano de cauda esta o Cepo (Pinblock). Esta é uma das mais misteriosas partes do piano, porque normalmente esta escondida inteiramente ou parcialmente no instrumento. É feita de diversas fatias de madeira dura e então cortadas em várias posições em relação ao seu veio da madeira, então é colada, presada, cortada e furada, onde mais tarde vão ser colocadas sob pressão, as cravelhas do piano, as quais sustentarão a afinação deste o mais precisamente possível.

Finalmente a Chapa de Aço, é a estrutura que "pesa" o piano, fundida num molde patenteado pelas empresas de pianos, é feita de varias ligas de aço, ferro e outros minérios que dão a ela o peso e a resistência características. Cada corda é fixada na cravelha, que por sua vez é presa no cepo, dali ela passa por baixo de uma barra guia de aço, na chapa, passa pelos cavaletes da tábua harmônica (onde pressiona a tábua e amplifica o som), indo terminar cada uma em um pino de aço fortemente fixado na chapa, onde se dá um nó especial para evitar que ela se alargue ou solte ao ser esticada ao máximo. Em alguns pianos essa mesma corda pode não ser fixa nesses pinos, mas fazer o retorno pelo caminho ao lado, passando de volta pelo cavalete, pela barra guia e terminando novamente à cravelha adjacente à que a corda originalemente saiu.

Videos de Fernando Lopes

Ao invés de colocar todos os videos com meu pai tocando aqui no meu blog, resolvi linkar o blog com os videos no youtube....assim fica mais facil de achá-los....eles estõ aqui do lado esquerdo. Ou ainda acessar o youtube e digitar na procura de novo video o meu login: pianolopes.
Abraços